sábado, 19 de junho de 2010

Unicidade de um documento de Arquivo

Ao buscarmos informações mais completas de unicidade, notamos que há pouca literatura que aprofunde um pouco mais o seu conceito. Isto porque, muitos autores buscam exemplificar com modelos já estabelecidos de documentos, explicando como este fundamento se aplica, mas poucos a definem com exatidão. No entanto, encontramos algumas citações que podem facilitar a compreensão do que venha a ser unicidade. 


Como exemplo se pode citar (DURANTI, 1994), que faz a seguinte observação:

“Cada registro assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence, cópias podem existir, mas cada cópia é única em seu lugar, porque o complexo de suas relações com os demais registros do grupo é sempre único.”
Nesta observação, a autora quer dizer que, dentro do contexto em que o documento foi criado ele é único, tanto na sua razão de origem quanto na sua razão de aplicação. Pode-se dizer que quando um documento se cria para um determinado objetivo, em geral somente aquele documento pode cumprir esse objetivo. O prontuário do paciente, por exemplo, pode assumir esse caráter único, porque ele é o  único documento que a instituição hospitalar gera e possui que contêm todas as informações referentes ao período de internação do paciente, por não haver outro documento dentro da instituição  de caráter comprobatório e informativo que ateste todos os procedimentos hospitalares realizados, constando inclusive; data, horário, assinaturas e carimbos utilizados.

É importante ressaltar também uma outra visão a respeito da unicidade. Como é o caso da autora (CASTRO, 1988), que considera a unicidade como um critério para um documento de valor histórico-informativo, e acrescenta:

“1º unicidade- a informação contida em um documento, não pode ser encontrada em outras fontes documentais tão completa e utilizável”

Nesta nova abordagem vemos que um documento único ele é insubstituível em seu contexto de criação e utilização. Tratando-se portanto, de um documento singular de valor inigualável . 

Fontes de pesquisa:

DURANTI, Luciana. Registros documentais conteporâneos. Estudos históricos, Rio de Janeiro, V.7, n. 13, jan-jun, 1994.

CASTRO E MORAES, Ástrea de; CASTRO E MORAES, Andresa de.Arquivistica: arquivologia.1.ed. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos a este espaço, fiquem a vontade para comentar.

10 áreas de atuação do Arquivista

A profissão de Arquivista nos permite atuar em muitas áreas e funcões. Nossas experiências nos levam pra muitos caminhos, mas o que vai ...