quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Preservação de documentos

No centro das discussões acerca da preservação de documentos, vem à tona a conservação como se fosse um termo sinônimo ou equivalente a preservação. No entanto, muitos estudiosos da área acreditam que preservação documental se distingue de conservação, embora seja possível afirmar que existem inter-relações entre elas. Dessa forma, é importante a priori, estabelecer a definição destes termos a fim de abordar o assunto de forma mais apropriada.

Sobre este tema a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no seu documento “Memória Del Mundo – directrizes para la salvaguardia Del patrimônio documental”, afirma:

 “Preservação é a soma das medidas necessárias para garantir a acessibilidade permanente – para sempre – do patrimônio documental.”

Ainda neste documento, sobre conservação diz que: 

“Conservação é o conjunto de medidas específicas que visam evitar uma deterioração posterior do documento original e que requerem uma intervenção técnica mínina.”

Com base nestes conceitos apresentados, entende-se que o foco da preservação é bem maior, no qual se propõe ações globais e específicas em torno da: integridade do documento e da informação bem como do acesso a eles. Neste contexto, a conservação se insere dentro das ações especificas da preservação contribuindo para evitar e combater a deterioração dos documentos.

Preservação → Medidas globais → foco no acervo
Conservação → Medidas específicas → foco no documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos a este espaço, fiquem a vontade para comentar.

10 áreas de atuação do Arquivista

A profissão de Arquivista nos permite atuar em muitas áreas e funcões. Nossas experiências nos levam pra muitos caminhos, mas o que vai ...