segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Qualidade: Conceitos e tipos

Conceito de Qualidade 

É uma característica ou atributo dado a um produto ou serviço quando ele atende a requisitos técnicos e/ou normativos visando suprir as necessidades dos clientes. Dessa forma, a qualidade além de contribuir para a melhoria contínua do produto ou serviço ela também colabora para a satisfação e fidelização dos clientes.

Palavras-chave: atendimento a requisitos técnicos e/ou normativos, atendimento as necessidades do cliente, melhoria contínua do produto, satisfação e fidelização de clientes


Qual a diferença de qualidade de produto e qualidade de serviço?

A qualidade de produto pode ser medida por instrumentos e ferramentas, porém não são 100% precisos, já a qualidade de serviços geralmente é medida por outros critérios tais como: grau de satisfação do cliente, baixo índice de queixas reclamação, aumento de fidelização de clientes entre outros aspectos relacionados a relação Empresa-cliente.

Entretanto, no contexto atual da obsessão pela qualidade não se dissocia qualidade de produto da qualidade de serviço, pois empresas que fornecem produtos e empresas que prestam serviços são percebidas pelo cliente da mesma forma, os valores que o cliente percebe (eficiência e eficácia) são aplicáveis nas duas situações. O contexto que o cliente experimenta é que determina se o serviço ou produto foi de qualidade ou não, independente do que seja fornecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos a este espaço, fiquem a vontade para comentar.

10 áreas de atuação do Arquivista

A profissão de Arquivista nos permite atuar em muitas áreas e funcões. Nossas experiências nos levam pra muitos caminhos, mas o que vai ...